6 livros da área de moda e beleza

f_topo_livros

Estava organizando minhas prateleiras quando tive a ideia de falar um pouco sobre alguns dos livros que já li. Entre ficção, romance (“Querido John”, pra sempre meu favorito), publicidade e quadrinhos de super-heróis, lá estão eles: os livros da área de moda e beleza. De um lado da prateleira ficam enfileirados, é parte “fashion” do quarto fazendo fronteira com o lado “nerd” cheio de bonequinhos do Superman. Lembro que quando comecei a ler sobre o assunto “moda” ficava em dúvida sobre quais títulos comprar/priorizar. Por isso decidi fazer esse post para ajudar os leitores deste blog que também curtem o assunto. A começar pelo percussor da grande mudança da minha vida:

1) Como andar de salto alto: o guia da cinderela moderna – Camilla Morton

Ganhei de uma amiga do trabalho, Estela. Ela decidiu doar alguns livros e achou que esse (entre outros que me deu) tinha tudo a ver comigo. Acertou. Como o próprio título anuncia, é um guia para os tempos modernos. Leve, divertido, me fez ter vontade de viajar, e viajei. Me fez ter vontade de saber mais sobre o universo, e tenho aprendido, me fez buscar por mais independência, novas experiências e ainda me ensinou vários truques do universo feminino. Tem até dias da ubermodel/diva Gisele Bunchen e do designer Manolo Blahnik. A autora, Camilla Morton, é britânica e tem várias publicações sobre moda e comportamento.

2) Beauty – Lauren Conrad / Style – Lauren Conrad

Os dois primeiros livros sobre beleza que ganhei. Lauren Conrad é considerada uma das maiores it-girls americanas. Desde os tempos do seriado “The Hills“, Lauren tem um grande poder de influenciar sua geração. Escreveu e publicou outros livros (Novel), mas certamente esses dois são os mais procurados. Em Beauty, Lauren revela segredos sobre beleza e cuidados com pele e cabelo. Em Style, dicas fundamentais para ter um closet dinâmico, segredos pessoais para organizar o vestuário e saber como tomar as melhores decisões na hora de comprar. Ambos são escritos de forma bem pessoal, com dicas da própria autora de acordo com técnicas e conhecimentos que foi adquirindo ao longos dos anos. Inclusive, tem uma parte bem legal que mostra a evolução dela, o que deixa tudo bem próximo da “vida real”. Os dois títulos só estão disponíveis na versão em inglês.

3) As 100+: o guia de estilo que todo mulher fashion deve ter  – Nina Garcia

Amo uma boa listinha e Nina Garcia faz isso muito bem neste livro que vai desde chinelo ao salto alto. Itens e dicas essenciais para quem curte moda. Entre eles, ilustrações e citações que nos fazem pensar sobre esse universo e na importância sobre o autoconhecimento. Além deste livro, também tenho da mesma autora os títulos “O livro negro do estilo” bem focado na personalidade de cada individuo, com alguns inspirações. E “A estratégia do estilo” que nos faz refletir sobre o consumo, necessidades, reaproveitamento e qualidade.

4) Confidencial: segredos de moda, estilo e bem-viver – Costanza Pascolato

Eita mulher maravilhosa! Nessa autobiografia, Costanza fala um pouco sobre sua história e mistura o tema com dicas muito importantes sobre estilo de moda e de vida. Uma verdadeira aula sobre autoconhecimento, tomada de decisões, determinação e disciplina. Elegante até nas palavras, mas de um jeito leve e quando nos damos conta, lá se foram mais 50 páginas em, no que pareceu ser, apenas alguns minutos.

“A vida para mim é como alta-costura. Se virar do avesso, (…) o que está oculto, deve ser tão impecável quanto a imagem de perfeição aparente da roupa.”

5) Como ser uma parisiense: em qualquer lugar do mundo – Caroline de Maigret, Anne Berest, Sophie Mas, Audrey Diwan

Já li “A parisiense” (outro presente da Estela), mas “Como ser uma parisiense” tem todo esse toque divertido, sutilmente afiado. As quatro autoras são francesas e falam com autoridade sobre o estilo peculiar das parisienses. Com abordagem bem leve, descrevem o vestuário e comportamento, além de muitos segredos (e defeitos também). Muito bem humorado e irresistível. Não é o tipo de livro que “se leva a sério”, necessariamente, mas é ótimo para distrair, dar risas e até se imaginar sendo a protagonista de um filme onde somos a personagem principal, claro. Me identifiquei com a parte onde fala sobre “óculos e míopes”, que não vou contar aqui pra não dar spoiler, rs.

6) 50 ícones que inspiram a moda – Publifolha

Aqui são vários livros divididos por décadas. Eu tenho dos anos 50, 60 e 70, por que têm os ícones fashions que mais gosto. Confesso que a década de 80 e 90 não me chamam tanta atenção quanto as anteriores. Cada página descreve um ícones daquela época e uma ilustração/fotografia. Muito bonito, por sinal. Leitura leve pra quem quer saber mais sobre os influenciadores do seu tempo.

Tenho vários outros títulos, como “A moda imita a vida” do André Carvalhal, “Classy” de Derek Blasberg, “How to live like a lady” de Sarah Tomczak, “Moda Intuitiva” da Cris Guerra, entre os livros da Glória Kalil e outros autores. Mas esse TOP 6, são os títulos que tiveram algum significado diferente pra mim e por isso se tornaram especiais.

E você? Tem algum livro desse universo fashion favorito? 

OUTRAS SUGESTÕES

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *