“Sorria, o resultado pode ser muito interessante”

sorria-vr

Por Isabella Bittencourt:

Há quem garanta que um sorriso seja o antídoto para qualquer dificuldade, ainda mais quando ele vem de pessoas que o praticam com verdade. À medida que ficamos atarefados, é mais incomum sorrirmos por qualquer coisa, afinal, se estamos com problemas devemos encará-los com seriedade e nos concentrarmos até resolvê-lo, certo? Errado! Ao meu ver, errado.  Eu diria que “sorrir abre portas”, é convidativo e pode trazer respostas que estavam diante de nós, só não enxergamos. E foi de “mente aberta” que eu me propus a uma experiência recheada de sorrisos no último dia 25 de setembro: acompanhar o desfile de primavera do Lar dos Velhinhos de Volta Redonda.

lar_dos_velhinhos_vr

Convidada pela minha amiga, Aline Brum – que generosamente cedeu o espaço no blog dela – compartilharei com vocês uma experiência enriquecedora para mim. Com a intenção de valorizar os participantes de quatro instituições de longa permanência de Volta Redonda (Lar dos Velhinhos, LBV, Lar Vovô Ziemer, Dom Bosco e o Centro dia da SMAC), vi de perto a felicidade estampada no rosto animado de cada idoso que cruzava a passarela, recebido com aplausos – e alguns gritos entusiasmados – que eu, Aline e algumas pessoas não economizamos.

lar_dos_velhinhos01

Eram 30 candidatos. Cada um dentro da sua limitação se propôs a dar o seu melhor, mesmo que apenas seis fossem escolhidos. Eles estavam felizes e isso encheu meu coração de amor,  aliviou meu cansaço de sexta-feira e me fez ver o lado positivo de algumas coisas que estavam me chateando. Todos os idosos me encantaram, mas uma em particular mexeu comigo. Conduzida pela Bruna Carneiro, uma das responsáveis pela organização do evento, a candidata Maria Bandeira, de 89 anos, mesmo em uma cadeira de rodas acenou e mandou beijos. Muito sábia, ela disse a frase que permeou meu final de semana e me fez pensar: “Sorria, o resultado pode ser muito interessante.” Tanta sabedoria e carisma lhe rendeu o título de “rainha”. Merecido.

sorria_lar_dos_velhinhos

Enquanto estive ali, procurei me doar ao máximo. Conversei com os organizadores e funcionários de algumas instituições, quis saber dos idosos como eles são tratados e como se sentem ali longe da família. Descobri que muitos optaram por ficar no asilo, outros não tiveram opção. A saudade da família e amigos é igual. Mas a escolha de “não morrer em vida” é unânime. Com alegria e muita força de vontade eles encontram forças uns nos outros e fazem dos amigos sua própria família ali.

Três horas de evento me ensinaram muito. Mostraram-me a influência que um sorriso sincero pode causar na vida de uma pessoa. De coração leve, faço um convite a todos para irem visitá-los e peço: ouçam mais os idosos e suas lindas histórias. Abrace-os! Eles adoram abraços. Ligue para os seus avós, diga a eles o quanto vocês os amam. Tire-os para dançar, eles acham divertido. E, quando necessário, pare para escutá-los, vocês não têm ideia do quão recompensador é ouvir o conselho de alguém com experiência. E,se não for agora, o tempo não trará de volta o momento que você esteve ocupado demais. Seja mais aberto. Deixe um sorriso sincero preencher seu dia!

isabela_lar_dos_velhinhos


Isabella Bittencourt, futura jornalista, atriz, empresária, publicitária e o que mais a vida lhe permitir.


OUTRAS SUGESTÕES

6 comentários

  1. Muito bom a experiencia de escrever sobre coisas vividas. Contar aos outros como nos sentimos quando estamos de frente a realidades como esta. Quem está de fora os vê como esquecidos, quem esta de dentro, os enxerga como vitoriosos. Quem escreve, conta com sentimento as experiencias. Parabéns!

  2. Isabela, seu texto traduz exatamente o que sentimos ali, naquela tarde. Fui tão feliz em estar ali! Lembrei da minha mãe que partiu há sete anos e não posso mais desfrutar da “velhice” dela! Foi lindo! Parabéns!!

  3. Foi um evento com o mood lá em cima!! Super gratificante tocar para os nossos amigos que tem quilômetros de histórias para nos contar.
    Parabéns pelo texto e por me lembrar que sorrir é sempre a melhor opção. Beijos

  4. Foi um prazer pode escrever para o seu blog, assim como é um prazer poder trabalhar com você e aprender tanto contigo. Obrigada pelo convite! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *